quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Astronomia e música: Nebulosas, Novas/Supernovas e Oasis

Olá, resolvi fazer esse post bem misto sobre astronomia, explicando um pouco sobre esses dois fenômenos, Nebulosas e Novas/Supernovas, que são maravilhosos, mas pouco difundidos. Também, não podia deixar de comentar sobre a música da banda Oasis "Champagne Supernova" - tão lindinha - e explicar a hipótese mais aceita para o nome escolhido. Espero que gostem! (:

Nebulosas
Nebulosa de Órion
Algumas teorias dizem que essas massas gasosas são "berçários estelares", isto é, lugares onde há a formação de estrelas. Como a formação de uma estrela é bem violenta, algumas partes se fragmentam, formando planetas ou simplesmente pedaços. Por isso dizemos que as nebulosas são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma, afinal, englobam as estrelas e esses pedaços que "saem". 
São divididas em nebulosas de emissão, nuvens de gás com temperatura alta - como o gás mais comum é o hidrogênio, elas costumam ter cor avermelhada -; nebulosas de reflexão simplesmente refletem a luz de estrelas próximas e são geralmente azuis, pois é a luz que se espalha mais facilmente; nebulosas escuras são nuvens de gás e poeira que praticamente impedem a passagem de qualquer luz e nebulosas planetárias vistas de telescópios com pouca tecnologia parecem planetas, daí o nome, mas nada têm a ver com planetas. 


Nebulosa de emissão

Nebulosa de Órion

Nebulosa "Olho de gato"



Novas 
Uma nova é uma explosão nuclear em uma estrela que já existia, causada quando o hidrogênio (ps. estrelas são formadas por hidrogênio) ainda restante na atmosfera precipitaria ao núcleo instantaneamente. Essa explosão é tão importante porque depois que acontece, a estrela passa a brilhar 10.000 vezes mais do que o normal. Isso explica porque as vezes uma estrela que era imperceptível a olho nu, passa a ser observada com grande brilho. Só não vamos nos esquecer que isso leva milhares de anos, mas, com sorte, podemos perceber "novas" estrelas. Para que ocorra, a estrela deve ser uma "anã branca", isto é, ter no máximo 10 massas solares. 


Supernovas
Acontece mais ou menos como no fenômeno Nova, mas a diferença é que o brilho passa a ser 1 bilhão de vezes maior, mas como a maioria das coisas que são bonitas são efêmeras, esta só dura algumas semanas ou meses e se apaga, isto é, sua temperatura e brilho diminuem a graus extremamente baixos. Esse fenômeno só acontece com estrelas com mais de 10 massas solares, sendo portanto bem mais raro. Nesse vídeo feito pela Nasa da para ver uma simulação de uma supernova e perceber a magnitude do fenômeno. 





Supernova

Supernova SN 1994D



Talvez você já tenha ouvido o termo "Supernova" em uma das canções da banda Oasis, a "Champagne Supernova". A música é linda, mas seu título gerou bastante controvérsia. A hipótese mais aceita é a de que, em 1995, após um show na Noruega (lugar ótimo para se observar o céu, inclusive), Liam e Noel teriam ficado encantados com um observatório local, de onde é possível ver uma Supernova e, segundos os dois irmãos, ela é da cor "champagne"







Por Julia Cruvinel

3 comentários:

  1. Acho tão lindas as nebulosas e supernovas!
    http://simplesporemcomplicado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Seu video (01) simulation ssupernova, está com problemas...

    ResponderExcluir