sábado, 10 de novembro de 2012

Mais amor, por favor

Ok, eu assumo, não sou a pessoa mais bem humorada e sorridente do mundo. Também tenho problemas, fico estressada e, às vezes, simplesmente acordo de mau humor sem ao menos ter motivo para. E a verdade é que, provavelmente, você se sente assim também. É normal estar em 'um dia daqueles' e ninguém é obrigado a ser simpático o tempo todo. E o triste é que só está piorando; não temos tempo de lazer, temos que trabalhar ou estudar cada vez mais e tudo isso aguentando toda a poluição visual e auditiva do século 21. Por essa ótica não há motivos para ser feliz ou gentil.
Talvez você esteja se perguntando "E daí?" ou "O que eu tenho a ver com isso?" e a resposta é simples: o mundo padece sem amor e nós podemos/devemos mudar isso, antes que seja tarde demais (clichê, argh). Falta amor e não só aquele amor carnal, de namorados - apesar deste também estar em baixa -, mas amor universal, com todo mundo, até com quem não conhecemos.
Isso pode estar ficando um pouco confuso, então explicarei minha tese desde o começo: uma vez li uma teoria da co-responsabilidade inevitável, proposta no livro "O futuro da humanidade" de Augusto Cury, que afirmava que todos nós influenciamos constantemente a vida dos outros e, como há um circulo social, indiretamente influenciamos a todos. Entendeu? Você influencia uma pessoa que influencia a outra e assim por diante, como uma grande teia e essa influência também está nas menores coisas possíveis, como um olhar, sorriso ou palavra.
Pensando assim, - com certo exagero, vai - se por algum motivo alguém influenciasse positivamente o professor o qual Hitler mostrou seus trabalhos - sim, ele queria ser pintor - alguns minutos antes dele dar o veredicto sobre a possível entrada de Hitler na escola de Artes, talvez o professor ficasse tão extasiado que pensaria melhor e aceitaria Hitler. Talvez Hitler não virasse Hitler Nazista, mas um Hitler Pintor e isso salvaria a vida de 17 milhões de pessoas. Louco né? É muito hipotético, mas e se você realmente pudesse mudar o dia de alguém com uma simples ação? E essa pessoa mudaria o dia de outra pessoa porque estaria feliz, fazendo disso um ciclo cada vez maior.
Ações do tipo falar 'Obrigada', 'Por favor', jogar lixo no lixo, distribuir abraços, sorrir - principalmente para atendentes, por favor -, elogiar pelo menos uma vez por dia, comentar em posts em blogs - sério, não sabem como ficamos felizes quando vocês se manifestam, rs -, ouvir uma composição bonita, economizar reclamações, ouvir um amigo que está precisando ...... E eu te garanto que o seu dia é que seria melhor, porque o amor contagia. O amor ativa seu cérebro de maneiras inimagináveis e talvez, por um dia pelo menos, você tire um tempo de todas as suas preocupações - talvez até ria delas - e seja otimista em relação ao futuro. E porque gentileza gera gentileza e, pode ser que não seja na hora, mas um dia toda essa energia positiva voltará para você em proporções maiores. Sério, é preciso que haja justiça nesse mundo, rs.



E nada melhor que um filme para nos colocar nesse clima de querer fazer algo melhor ou mais feliz. Indicação da Julia Coelho, o "Corrente do Bem" é um filme super fofo que conta a história de um professor que propõe um trabalho diferente: seus alunos devem criar algo que mude o mundo. Com elenco renomado ele mostra como a mudança acontece a partir de nós mesmos. Você confere o trailer ao lado do filme.









Enfim, eu realmente espero que vocês entrem nessa corrente que insiste que o mundo precisa de mais amor. Espalhem-o, antes que nossas relações sejam robotizadas demais; tornando-nos ótimos em produtividade e conceito, mas carentes de boas palavras, alegrias e sorrisos. Comecem agora, porque hoje ainda pode ser um dia diferente. Um ótimo final de semana para vocês ;)


Por Julia Cruvinel

6 comentários:

  1. Estou lendo o livro e já li a parte da teoria da co-responsabilidade inevitável e achei muito interessante, principalmente o modo que ela foi explicada (com a história de Hitler), rs. Muito bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Esse livro influencia-nos a sermos mais atenciosos, vale a pena ;)

      Excluir
  2. Exatamente! Precisamos nos relacionar mais com as pessoas, conversar com desconhecidos que encontramos pelas ruas, tudo isso faz bem, acrescenta algo em nossas vidas... Precisamos nos livrar um pouco dessa barreira que o mundo virtual nos impõe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente o maior defeito do mundo virtual é esse afastamento e a falta de diálogo :/

      Excluir
  3. Amei! O segredo para a felicidade é tão simples, que, no fundo, o difícil deve ser simplificar..

    ResponderExcluir