terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tecnobrega: A nova avalanche tropical e a importação da música brasileira

Oi galera! Esse post pode se tornar um pouco polêmico, rs. Bom, o universo musical é completamente diversificado, tantos estilos, bandas, correntes ... E, ao invés de se aproveitar toda essa diversidade, é comum rolar o fundamentalismo e o preconceito. Sabe aquelas opiniões formadas do tipo: “Funk é lixo”, “Samba só atrasa o Brasil” ..... Não que eu esteja falando que todas as músicas sejam ótimas, mas considerando que há diversos contextos, dá sim para ouvir vários estilos, dependendo da situação. Isto é, mesmo que Mozart ou Chico Buarque sejam músicos incríveis, não é o que você gostará de ouvir em uma reunião com amigos, por exemplo. Toda essa introdução é porque falaremos de algo super criticado aqui no Brasil: o Tecnobrega, Eletrônico com uma pegada e composições divertidas e até mesmo o Funk. Inclusive, devo ressaltar que no exterior, essas bandas fazem um sucesso tremendo e emplacam vários hits. Outra coisa importante, é que, principalmente no funk, a tendência é fazer composições banais, mas sem conteúdo ofensivo, tipo violência ou pornografia. O foco está totalmente na batida dançante e animada. E as que tem uma conotação sexual, são mais no sentido irônico ou de zoação. Importante também citar, que essas bandas, na maioria das vezes, tem integrantes super inteligentes e cultos, que fazem esse tipo de música por mera diversão ou por, simplesmente acreditar que, se fossem fazer algo "certinho", não fariam sucesso. Nesse imenso cenário musical, tão nosso, mas tão pouco reconhecido, e que vem crescendo cada vez mais, gostaríamos de destacar três bandas: 

Bonde do rolê



A banda integra uma outra cena, chamada Avalanche Tropical, que é um coletivo musical de bandas, DJs e ideias que impõe uma latinidade forte a cena dance. No início, era apenas uma brincadeira entre três amigos de Curitiba. Esses amigos acabaram viajando o mundo em 2007/2008 para disseminar sua música. Inclusive no Coachella, um dos maiores festivais do mundo. O estilo, mistura disco music, reggae, rockabilly e psicodelia, brasileira e gringa. É um outro rolê. A banda agora também canta em inglês e já tem dois álbuns lançados. Eles gravaram uma música em parceria com Caetano Veloso, com composição do mestre, legal né? 

Banda Uó


A banda também é composta por um trio, todos eles de Goiânia. A voz feminina é de um transexual. A Banda Uó é tecnobrega paraense de Goiânia inspirada no Bonde do Rolê que é funk carioca de Curitiba (what?) é o mais próximo de uma definição para essa banda que faz um som totalmente doído, único e inovador. Diferente do Bonde do Rolê, eles não se inspiram em Axé, Forró, Sertanejo, Pop, Funk carioca, Rap e Tecnobrega. Eles fazem exatamente isso, sem reinvenções. Mas então porque é tão único? Porque há uma contradição entre som e imagem - e na ironia que eclode disso. O interessante, é que eles fazem paródias de músicas gringas - como The Strokes e Two Door Cinema Club -  em português, dando uma remixada na batida. 



Cansei de Ser Sexy

Mais conhecida pela abreviação CSS, é uma banda brasileira formada em São Paulo em 2003. Mistura influências de indie rock, pop, música eletrônica e outros tipos de arte, como design e moda. É uma das bandas brasileiras de maior visibilidade internacional, caracterizando-se pela sua postura despreocupada e alternativa. 




Não poderíamos deixar de citar a Gaby Amarantos, de Belém, que começou no tecnobrega e também tem letras bastante zoadas e na nova música do The Strokes, que parece ter uma base no tecnobrega deviso ao uso excessivo de sintetizadores. O problema é que a música foi super criticada. E o que você achou? Comente!!!


Por Julia Cruvinel e Júlia Coelho

2 comentários:

  1. Eu concordo que dá para ouvir vários estilos. Não concordo que o samba atrasa o Brasil. O Samba é Brasil. O Samba verdadeiro, e não as derivações que foram acontecendo. Quanto ao Funk ser lixo é porque as letras apresentadas são difíceis de entender, cantadas por maus interpretes e quando se entende, a letra é horrível. Daria para fazer um funk inteligente com uma letra legal, mas parece que isto não dá ibope.
    Foi bom saber de outras bandas.
    A cultura musical brasileira é extensa. É legal ter gente que se preocupa com isto. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudio! Ótimo comentário, devíamos aproveitar toda essa diversidade e qualidade rítmica brasileira conciliando-a com a melhor composição mundial, que também é daqui, como no Mpb, sertanejo raiz, samba, bossa nova.. (:

      Excluir