quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cultura: Mehndi



O Mehndi ou Mehandi é a tradicional arte de decorar as mãos, pés e corpo com uma tintura feita do pigmento da planta "henna" (sim, o mesmo daquela tatuagem que você fez na praia quando tinha 13 anos).
É difícil precisar o local de sua origem, uma vez que pessoas de diversas culturas compartilham essa forma de arte, mas já foram encontrados traços como estes em uma múmia de 5 mil anos, sugerindo que o mehndi tenha começado no antigo Egito. Atualmente, ele é utilizado principalmente por habitantes da Índia e do Nepal, bem como de alguns países árabes, ainda que menos frequentemente.  
O Mehndi é mais conhecido por ser aplicado nas mãos e pés de noivas, e na Índia representa importante etapa no ritual de casamento. É comum a família da noiva organizar um grande banquete no dia anterior à cerimônia,  onde um artista profissional ou mesmo algum parente se dedica a aplicar a henna na pele da noiva, realizando desenhos muito complexos e altamente simbólicos.



Embora seja mais conhecido por sua utilização em casamentos, o mehndi também é popular em vários festivais hindus, como o Diwali (festa das luzes), e é uma forma de representação do que os indianos chamam de "sol interior". Apesar de ser mais frequentemente utilizado por mulheres, em algumas regiões homens também recebem desenhos em henna (que chegam a ser tão complexos quanto os femininos) para a participação em rituais.

Vejam algumas fotos dessa bela arte :)







Nenhum comentário:

Postar um comentário