segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Playlist da semana: Chico Buarque

Olá! Essa semana a votação para playlist teve Chico Buarque - vencedor com 8 votos -, Caetano Veloso (3 votos), Marisa Monte (3 votos), Tom Jobim e Vinícius de Moraes (2 votos) e Elis Regina (1 voto). Sensacional fazer uma playlist do Chico e sim, foi muito difícil escolher apenas 6. Espero que gostem e votem na próxima Playlist da semana 'eletrônica' com Deadmau5, Justice, Daft Punk, Skrillex e Calvin Harris, vote!

Chico Buarque
Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque, é um dos maiores nomes do MPB. Além de compositor, ele também é escritor. Seu primeiro livro foi publicado em 1966 e continha manuscritos de composições, contos e uma crônica de Drummond sobre 'A banda'. Sobre esta música, foi com ela, interpretada por Nara Leão, que Chico revelou-se ao público, ganhando o primeiro Festival de Música Popular Brasileira. O seu romance 'Benjamin' ganhou até versão cinematrográfica em 2004. Além disso, fez parte do curso de Arquitetura e Urbanismo na USP. Também, ficou dois anos (69/70) no exílio por causa da ditadura militar e várias de suas músicas foram censuradas, afinal, denunciavam aspectos sociais e culturais da época. Ainda assim, ele teve tempo de produzir aproximadamente oitenta discos (ual) entre solos e parcerias. Começou a compor com apenas 9 anos. É compositor de "Construção" considerada uma das melhores músicas brasileiras já feitas. Chico é sem dúvida um dos maiores brasileiros de todos os tempos; e ainda surpreende em entrevistas com suas palavras doces e suas citações profundas (confira algumas a seguir).


  • "Que saudade é o pior tormento, é pior do que o esquecimento, é pior do que se entrevar..."
    "As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem."

    "Está provado, quem espera nunca alcança"

    "Quando chegar o momento esse meu sofrimento vou cobrar com juros, 
    juro."

    "E pela minha lei, a gente era obrigado a ser feliz."
















    Extra: Vídeo super fofo e engraçado do Chico contando sua reação quando ouve crítica e elogios na internet. Também, tem a resenha de "Geni e o Zepelim" aqui










    Por Julia Cruvinel e Júlia Coelho

3 comentários:

  1. Chico Buarque é um poeta, músico e artista que possui um grande valor histórico. Ele é história!

    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. "Apesar de você" pra mim é a melhor, mas faltou "eu te amo" !

    ResponderExcluir