quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Playlist: Homenagem aos grandes nomes da música brasileira que já morreram

Oi Galera! Apesar de toda a reclamação que existe a cerca da música brasileira - que concordo, hoje, vai de mal a pior com os "tchetche"s -, nós sempre fomos reconhecidos pelas belas composições. Sim, mesmo que você ouça grandes nomes da música internacional, dificilmente você encontra composições com tanta poesia, como na música brasileira. Infelizmente, alguns desses ídolos já morreram fisicamente, mas, como quem deixa grandes legados permanece imortal, resolvemos fazer uma playlist relembrando grandes sucessos e a trajetória desses artistas.

Renato Russo
Foi um cantor e compositor brasileiro, fundador e vocalista da banda Legião Urbana. Renato morreu por complicações de AIDS. Conhecido por suas canções fortes e críticas, Renato sempre se mostrou portador do "Sentimento do mundo" - poema de Drummond que designa pessoas que sentem pelas dores da humanidade. Ainda, apontou problemas como de usinas nucleares, da invasão de terras indígenas e o mais importante: nós lembrou a importância de "amar como se não houvesse o amanhã".





Cazuza
Ele é considerado um dos maiores compositores da música brasileira. Começou como vocalista da banda Barão Vermelho e posteriormente seguiu carreira solo. Cazuza Morreu aos 32 anos por um choque séptico causado pela AIDS. No enterro compareceram mais de mil pessoas, entre parentes, amigos e fãs. O caixão, coberto de flores e lacrado, foi levado à sepultura pelos ex-companheiros do Barão Vermelho. Como ele mesmo compôs "meus heróis morreram de overdose", Cazuza morreu por seus vícios, por ser um "exagerado".






Raul Seixas 
Foi um famoso cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Na manhã de 21 de agosto, Raul foi encontrado morto sobre a cama, vítima de uma parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante. O "Cowboy fora da lei" é conhecido por imortalizar ideologias como a da "Metamorfose ambulante".






Wilson Simonal
"Percebia que podia dominar o público. Como, nem sei explicar direito. Descobri o valor da entonação e aprendi que há um segredo na maneira de olhar, na maneira de se portar. Quando não gritava, me impunha com o olhar, naturalmente."
Simonal, grande compositor e cantor brasileiro, caiu em absoluto esquecimento a partir da década de 1980. Segundo sua mulher: "Ele dizia para mim: Eu não existo na história da música brasileira" Tornou-se deprimido e alcoólatra, vindo a morrer de cirrose hepática decorrente do alcoolismo.





Elis Regina
Foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Elis aventurou-se por muitos gêneros; do MPB, passando pela bossa nova, o samba, o rock ao jazz. Causando grande comoção nacional, faleceu aos 36 anos de idade devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína e bebida alcoólica.
Tom Jobim
Foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. Um dos criadores do movimento bossa nova. Morreu de parada cardíaca.



Vinícius de Moraes
Poeta lírico, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. Como prova disso, casou-se 9 vezes. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Sua maior parceria foi com Toquinho.








Mamonas Assassinas
Foi uma banda brasileira de rock cômico. O som era uma mistura de punk rock com influências de gêneros populares tais como forró, sertanejo, além de heavy metal, rock progressivo, pagode e o vira português. Porém, no auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal.









Cassia Eller
Caracterizada pela voz grave, pela personalidade forte e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Janis Joplin, Jimi Hendriz, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana. Apesar de breve carreira, sua trajetória musical foi muito importante.







Tim Maia
Sua significativa importância na Música Popular Brasileira foi principalmente ter inserido nesta vertente musical a interpretação em estilo soul. Sua voz grave e intensa contribuiu para a fusão destes dois elementos, convertendo-o, a partir dos anos 70, em um dos principais intérprete e compositores brasileiros, um campeão de vendas e "hits" veiculados pela mídia.








Esperamos que gostem da Playlist e se lembrar outro grande nome, comente com algum vídeo dele. Obrigada (:

Por Júlia Coelho e Julia Cruvinel

2 comentários:

  1. Sem Renato Russo = Meu Respeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se eu jurar que ele foi a nossa inspiração para essa playlist e quando fomos montar esquecemos de colocá-lo? Foi uma super mancada, desculpa, já vou arrumar.

      Excluir