Parece ultraviolento e repulsivo certo? E é. Mas e se, talvez, a sociedade seja bem pior? É mais ou menos isso que o filme tenta mostrar. De alguma maneira, o filme nos faz torcer pelo "cara mau" e isso porque analisamos toda a situação e o jogo de interesses que torna a vida líquida.
O mais interessante é o apelo artístico e a exacerbação; como na cena em que Alex e seus druguis são, finalmente, pegos pelas polícia, Alex e seus druguis invadem a casa de um escritor, o golpeiam, estupram sua mulher e, tudo isso, cantando "Singin' in the Rain" (aquele clássico dos clássicos dos musicais, sabe?) - e o pior, essa música foi escolhida apenas porque era a única que o ator, McDowell, sabia cantar inteira.
Alex é finalmente preso e, pelo interesse dos policias, ao verem nele alguém excepcional e, pelo interesse de Alex, de reduzir sua pena, ele entra em um programa e se torna cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano. E o resultado pode ser assustador - mas do que o próprio Alex do começo. Além de todo o debate a cerca dos níveis altos de violência, do estupro e da futilidade do jovem, o filme trás uma visão nova sobre a sociedade manipuladora, excludente e que tenta se conter. No fundo, será que refrear os impulsos destrutivos - naturais do homem - não o torna impotente para lidar com a violência que o cerca ou ainda impotente para simplesmente 'ser'?
Curiosidades sobre o filme:
- O filme cria uma linguagem - a nadsat -, utilizada por Alex, que mistura palavras em inglês, russo e gírias.
- É incontestável quão ícone cult o filme se tornou. Os seriados South Park e Os Simpsons, esbanjam referências a Alex e seus druguis. A banda Sepultura lançou, em 2009, o álbum A-lex, totalmente inspirado no filme. Em 2011, Alexandre Herchcovitch apresentou uma coleção inteira inspirada em Laranja Mecânica. Também, é épico se fantasiar de drugui e vários artistas já aderiram.
- Burgess, o escritor, não aprovou totalmente a versão cinematográfica e se 'vingou' ao escolher um personagem bem parecido com Kubrick, o diretor, que levaria uma surra da gangue.
- A história ganhou uma versão em quadrinhos, que você pode conferir aqui.
- Digamos que a gravação do filme não foi muito prazerosa para o ator principal, McDowell, já que ele arranhou a córnea e ficou temporariamente cego - na filmagem da cena do colírio. Teve costelas quebradas na cena de humilhação e quase se afogou de verdade, devido a uma falha no equipamento de uma das cenas. Se não bastasse, o diretor Kubrick, resolveu utilizar uma cobra de 'estimação', só porque sabia do temor que o ator tinha por elas.
Herchcovitch inspirado em "A Clockword Orange" |
Bart e seus amigos de Alex e seus druguis |
Tenho muita vontade de assistir esse filme. Já vi várias pessoas fantasiadas e tudo. Vou ver se consigo o filme e assistir, deve ser muito bom. hehe
ResponderExcluirbeijos,
http://distanciacerta.blogspot.com.br
Você pode fazer o download do filme aqui: http://www.omelhordatelona.biz/genero/ficcao/1325-laranja-mecanica-dvdrip-rmvb-legendado.html é um site super confiável ;) E obrigada pelo comentário.
ExcluirEsse filme é demais mesmo, não sabia que tinha influenciado tanta coisa.. Provavelmente é pelo estranhamento que causa.. Vale a pena assistir!
ResponderExcluirSinceramente, nem eu sabia! Haha, valeu a pena pesquisar para saber mais.. E obrigada pela visita (:
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse filme é muito bom, concordo que ele induz que as pessoas nas quais assistem tenham varias reflexões.
ResponderExcluirBeijos,
http://donaxique.blogspot.com.br
Ele é mesmo muito bom! Obrigada pela visita ;)
Excluir