segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Playlist da semana: Criolo e Planet Hemp!

Olá! Devo confessar que fiquei receosa com a playlist rap brasileiro, mas foi um sucesso. Tivemos ao todo 33 votos, sendo o primeiro lugar dividido entre Criolo e Planet Hemp com 13 votos, seguidos de Racionais MC's com 4 votos, Projota com 2 e Emicida com 1 voto. E isso significa que teremos playlist dupla de novo! Lembra da última, com Foo Fighters e The Black Keys? 

Criolo

Criolo Doido na verdade é o nome artístico de Kleber Cavalcante Gomes. Ele é um músico do rap e soul brasileiro. Acredita que ele também já trabalhou como educador? Isso foi de 1994 a 2000. Falando em datas, ele começou a carreira em 1989, mas só lançou um álbum de estúdio em 2006. Também, Criolo criou a Rinha dos MC'S, que abriga batalhas de freestyle, shows semanais, exposições de graffiti e fotografias. Nos últimos anos, algumas mudanças finalmente consagraram Criolo no cena musical nacional; ele trocou o nome Criolo Doido para apenas Criolo e introduziu instrumentos como guitarra, baixo, piano e trompete a suas músicas, dando indícios de uma pequena modificação de seu estilo. E seu último disco, o rap aparece diversificado com a MPB, funk, soul e blues. Com mais autenticidade, ele ganhou várias categorias do Video Music Brasil 2011 da MTV e assistiu ao deslanche de sua carreira. Mas que isso, Criolo é super bem criticado na mídia internacional, chegando a ter participado de um dos episódios da série "Latam Beats", da BBC, que tem como objetivo mostrar a nova produção musical e a diversidade artística dos países latino-americanos - detalhe: a audiência estimada é de 250 milhões de pessoas em todo o planeta.
ps. Colocamos o vídeo da participação dele no VMB com Caetano Veloso, cantando 'Não existe amor em SP' e também sua versão de "Cálice" - grande música de Chico Buarque.










Planet Hemp

É uma banda brasileira de rap rock criada por Marcelo D2 e Skank em 1993. O grupo - D2, Skunk, Rafael, BNegão, Formigão e Bacalhau - tinham um explícito posicionamento a favor da legalização da maconha e foi acusado de fazer apologia ao uso, fato que gerou tanta polêmica que colocou a banda como umas das principais da década de 90.  Engraçado é que originalmente, a banda era para ser de rock, mas nenhum dos dois criadores sabiam tocar algum instrumento. Depois, guitarra, bateria e baixo foram adicionados pelos novos integrantes. O resultado foi um ritmo totalmente novo e original, batizado pela banda de 'Raprocknrollpsicodeliahardcoreagga". Em 20 de outubro de 2010 a banda voltou a se reunir, mas já não tocava regularmente junto desde 2001. O término envolveu brigas entre integrantes, a morte de Skunk em 94, causada por AIDS, e a preferência por carreira solo de D2.
 Originalmente, a banda era para ser de rock, mas nenhum deles sabia tocar qualquer instrumento, por isso optaram pelo rap. O nome foi tirado da revista High Times, especializada em 'cannabicultura' - cultivo da maconha -, e o termo 'Hemp' traduzido significa cânhamo. 










Enfim, espero que goste da nossa playlist 'Rap Nacional' e vote na próxima que é sobre 'rock feminino' (woow)! Que se rufem os tambores, temos seis bandas demais concorrendo: Paramore, The Pretty Reckless, Florence and the Machine Alannis Morissette e P!nk. Difícil é escolher apenas uma D:


Por Júlia Coelho e Julia Cruvinel

Nenhum comentário:

Postar um comentário