quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Chuva de meteoros 'Gemínideas' essa semana!


Olá! Talvez você acredite naquela história de fazer um pedido a uma estrela cadente. Bem, eu acredito que só de ver a estrela cadente já é uma super sorte e porque não fazer um pedido, rs. Mas er, o ponto de tudo isso é que, esses dias, você tem uma grande probabilidade de ver uma. Isso não está ficando nem um pouco astronômico, então deixa eu explicar melhor: durante toda a semana será possível observar no céu uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano. Sim, estrelas cadentes são meteoros e meteoritos - fenômeno luminoso que acontece quando um meteroide (fragmento de materiais que vagueiam pelo espaço) passa pela atmosfera terreste -. De 7 a 17 de dezembro, acontece, anualmente, a chuva de meteoros de Gemínideas e do dia 13 para 14, quinta para sexta, ela estará no seu apogeu. O nome Gemínideas é porque os "risquinhos" no céu parecem surgir da constelação de Gêmeos. Essa chuva de meteoros é proveniente dos restos do asteroide 3200 Phaethon. O fenômeno acontece todos os anos no  mesmo período porque, em dezembro, o planeta passa pela região na qual estão esses restos e, por isso, é possível observar o fenômeno.

Os melhores horários para observar esse ano são às 20:20 do dia 13 e às 3:15 do dia 14.
Algumas dicas são importantes para melhor visualização. Primeiro, olhar para o lugar certo. Sabe as Três Marias? Aquelas três estrelas alinhadas horizontalmente? Então, basta achá-las e, abaixo delas, ao norte, estarão duas estrelas de Gêmeos. Se você tem uma bússola basta localizar o norte e subir 40 graus. Você também pode baixar gratuitamente o "Google Sky Map" no seu celular e ele te dará a localização exata. Mas se você não entender nada disso e não tiver ferramentas, basta achar as Três Marias, que você já vai obter um ótimo resultado. Escolha um lugar com pouca interferência da luz, como um parque ou alto de um prédio. Quanto menos luz, melhor. Em um lugar não tão claro e olhando para as estrelas de Gêmeos, é possível ver de 80 a 130 meteoros por hora. E isso significa muitos pedidos, rs.




Os meteoros geminídeos são do tamanho de um grão de feijão e chegam a alcançar a velocidade de 120 km/h (wow) na atmosfera. A velocidade e o tamanho dos meteoros são o que definem sua cor e seu formato para nós, observadores. Você pode estar se perguntando porque, com toda essa velocidade, a 'pedrinha' não causa danos a superfície do nosso planeta. Isso não ocorre porque a velocidade é tão alta, que ela se incendeia e vira um plasma - uma bola de luz - e nem chega a tocar na superfície.
Outra coisa importante é que, apesar de objetos astronômicos - telescópio, lunetas, ... - serem de grande utilidade, eles não são recomendados para chuvas de meteoros, pois restringem muito o campo visual.


Asteroide 3200 Phaethon

Enfim, espero que vocês consigam ver alguma estrela cadente por esses dias e se der, comentem com a gente como foi! Qualquer dúvida também, só perguntar. ;) 

Por Julia Cruvinel

6 comentários:

  1. haha, eu queria ver! Deve ser um máximo.
    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. eu vi uma dia 5 *-* ameeeei, sensaçao incrivel! hoje vou ficar de olho! obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente incrível a sensação. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. O quê? Chuvas de meteoros está semana? :O Pois então perdi todos. :/ Mas vou olhar hoje, quem sabe eu tenho sorte. hehe
    beijos,
    http://distanciacerta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mas a chuva atrapalhou bastante :/ Espero que tenha tido sorte! E obrigada pelo comentário (:

      Excluir