quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Playlist da semana: Coldplay


A playlist da semana, escolhida por vocês, é da banda britânica Coldplay. A banda foi fundada em 1996 pelo guitarrista Jonny Buckland e pelo vocalista Chris Martin, sendo que no ano de 1998, com a entrada de Guy Berryman e Will Champion a banda atingiu a formação atual e passou a adotar o nome Coldplay. 
Antes de mais nada, a banda faz totalmente o estilo ‘certinho’, apoiando ativamente várias causas sociais e políticas. Desde o começo da carreira, doam 10% de seu lucro para entidades filantrópicas, além de apoiarem o projeto “Meat Free Monday”, de Paul McCartney, que tem como meta ficar ao menos um dia da semana sem carne na tentativa de diminuir as mudanças climáticas. 
Como se já não bastasse, eles afirmam ainda que qualquer membro da banda que se envolva com drogas pesadas será retirado imediatamente.




Sobre as composições, não podemos deixar de comentar a carga emocional que se apresenta, com grande utilização de instrumentos de orquestra e do marcante piano tocado por Chris. As letras já foram descritas como melancólicas e obscuras, porém o que se percebe é um tom reflexivo e bastante metafórico, até mesmo poético. É interessante mencionar ainda que o Coldplay não permite que suas músicas sejam vendidas para comerciais, por acreditar que seria como vender seus significados. 
Vejam mais algumas curiosidades sobre a banda:

- No clipe de Paradise, o elefantinho que foge do zoológico para procurar sua família na África é interpretado pelo próprio Chris Martin, inclusive na cena em que dirige um monociclo.  
- Para gravar o clipe de "The Scientist", o Chris teve que aprender cantar a música de trás para frente.
- A música "Fix You" foi escrita por Chris Martin como um presente para sua esposa, quando ela perdeu o pai. Inclusive, o teclado que se houve no começo da música pertencia ao pai dela.
- Chris Martin conquistou um papel no popular filme “Shaun of the Dead” (Todo mundo quase morto) e interpretou tanto ele mesmo como um zumbi de boné amarelo.
- A banda possui um "quinto integrante", Phil Harvey, conhecido como “O esquivo quinto membro”. A alcunha estranha se deve ao fato de que ele nunca é visto, isto é, sempre que há uma foto, um outro membro está cobrindo o rosto dele.


Playlist:






Por: Bia Colozzi e Julia Cruvinel



2 comentários:

  1. ADORO coldplay, cada musica ai de cima já foi importante numa fase/momento da minha vida. eles são demais! :D

    ResponderExcluir